ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA PARA O DIA 2 DE CADA MÊS


ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA PARA O DIA 2 DE CADA MÊS

PRÁTICA DEVOCIONAL QUE EM HONRA AO NOSSO SANTO ANJO DA GUARDA DEVEMOS PRATICAR TODO DIA 2 DE CADA MÊS

 

Organizado pelo Médico e Ministro Sr. Manuel Gómez Marín, Presbítero do Oratório de San Felipe Neri desta capital.

 

México. 1838. Impresso por Luis Abadiano y Valdés, Calle de las Escalerillas número 13.

São concedidos 200 dias de Indulgência para cada palavra contida neste Segundo Dia consagrado ao Sagrado Anjo Guardião, pelo Ilustríssimo e Reverendo Senhor Dom José María de Jesús Belaunzarán, digníssimo Bispo de Monterrey.

 

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor meu, Jesus Cristo, Criador, Pai e meu Redentor: aos vossos pés, está um pecador, talvez o maior e mais ingrato presente na terra; mas ele não vem insultá-lo com novas ofensas, a não ser chorar e detestá-las com a maior tristeza de seu coração.

Como não suspirar de dor, oh Pai, ao refletir minha vida e não encontrar nada além de crimes, vícios e grandes males. E quando eu já deveria estar no inferno, apenas vejo Vossos braços abertos, que me esperam e me convidam para o perdão. Tu sabes Senhor, que não sou mais que uma pobre, ingrata e miserável criatura.

E Vos, um Deus tão grande e misericordioso. Mas, o que significa para mim Teu preciosíssimo sangue misericordioso que derramais em vossas chagas?  E o que significa para mim Tu cravado no lenho? E por último, o que significa Teus olhos que se fixam em mim com compaixão?

Quereis minha salvação e que deixe minha péssima conduta? Então, meu Redentor, assim será. Agora mesmo meus vícios e pecados morrem a vossos pés e essa torrente de Sangue e Água que saem de vosso lado, lave completamente minhas manchas. Se até hoje apenas tens visto em mim culpas, ingratidão e pecados horríveis, deste este feliz momento não verás mais que um coração contrito e humilhado e com a firme resolução de morrer mil vezes do que ofender-te. Oh, Senhor, mire Teu olhar nesta pobre criatura e conhecerás claramente o quanto me arrependo de ter pecado contra vós. Tende misericórdia de mim e não me condene. Faça-se em mim, o fruto de vossa paixão e que eu não me levante de Teus pés sem sentir em meu coração paz, alegria verdadeira e os efeitos desejados de vossa misericórdia.

ORAÇÃO AO SANTO ANJO DA GUARDA

Havendo já procurado reconciliar com meu amabilíssimo Jesus, a vos dirijo estava palavra: Oh Santo Anjo de minha Guarda, meu vigilante e custódio, quero vos tributar todo o meu respeito, todo o meu amor e confiança. Meu respeito, por ser justamente devido a vossa grandeza e nobres qualidades de natureza e graça que recebeste do Altíssimo. Meu amor, por toda a dedicação e pontualidade que desempenha em meu favor, o cuidado da salvação da minha vida e de todo os meus pensamentos, cujo o Senhor com amorosa Providência vos recomendou.

E por mim, consagrado a minha confiança, porque estou bem confiante de teu poder e braço forte, que com isso, nada temerei os ataques de meus inimigos, enquanto tiveres ao meu lado.

Es para mim um oráculo misterioso cujo guiou o povo de Deus pelo deserto. Faz clarear a escuridão de minhas trevas e me auxilia contra o ardor de minha concupiscência. Quão ingrato seria eu, o meu respeitável Anjo custódio, se esquecer-me de vossos favores, ou se tendo-os em mente, eu não os retribuísse pelo menos, oferecendo-lhe o meu coração! Eu vos ofereço e desde este momento não quero caminhar no deserto de minha vida, sem ter vós, como meu defensor e guia. Vos suplico que me fortalecei com vosso poder, pois conheces bem minha fragilidade e miséria. Seja, o meu grande amigo, quem me consola em minhas tribulações, meu guia em meus trabalhos e quem me faz obter a vitória nas contínuas e terríveis batalhas que o mundo me oferece.

O Senhor foi quem te enviou! Portanto, ordena-me que eu não me afaste de teus avisos e conselhos. Não duvideis que desejo ardentemente segui-los, pois deste modo, conto com a vitória e conto também em encerrar minha vida em paz, vos dando graças quando eu alcançar a felicidade eterna.

 

Rezam-se três Pai-nosso e três Ave-Marias com Gloria ao Pai e depois a seguinte oração:

Quando contemplo, oh amado Redentor, os imensos bens que alcançamos, simplesmente porque a tua sábia providência designou um dos teus Anjos a cada um de nós para nossa proteção e custódia, não posso deixar de agradecer infinitamente o maior e verdadeiro benefício. Por que quem é capaz de explicar dignamente sobre a segurança que alcançamos com a ajuda deste espírito soberano, que nos acompanha desde o início da nossa vida? Ele, cumprindo o que Tu, Senhor, lhe confiaste, não nos abandona em nenhum momento, e sim nos acompanha a cada momento com muito amor. O que seria de mim, se a mão poderosa deste fiel e zeloso guardador não tivesse intervindo nos árduos e momentos difíceis que me rodearam? Ah, Senhor, agora que abristes meus olhos, reconheço o quanto vos devo!

Ele é, sem dúvida, aquele amparo, que mesmo escondido, me avisa dos riscos que me ameaçam, aquele que evita perigos que facilmente me seriam fatais, e ao mesmo tempo, quem guia todos os meus passos em direção a minha saúde eterna. Não tenho palavras, meu Deus, para expressar toda a ajuda que este Santo Anjo me proporcionou em tudo e em cada um dos momentos da minha vida. Permita-me pelo menos demonstrar de alguma forma, com o meu coração, consagrando desde essa vida louvores perpétuos para a eternidade.

 

HINO

Oh companheiro amável,

E meu melhor amigo,

que vem do céu,

Para ser meu guardião!

Estenda seu braço

A meu favor e auxílio,

Governe, governe meus passos,

Meus desejos e apetites,

Meus cruéis inimigos;

E que nada ocorra,

Que não seja por sua bênção.

Livre-se da minha carne

O incentivo rebelde,

Restringindo a licença

Para todos os meus sentidos.

Se o diabo me atacar,

Dê-me asilo,

Fazendo seu escudo

Eu me libertarei do mal,

Dá-me luz nas minhas dúvidas,

Livrai-me dos perigos,

E não haverá ninguém para me deter,

Estando vós comigo,

Glória seja dada ao Pai,

Honra eterna ao Filho,

E ao Espírito Santo

Por séculos eternos.

Amém.

 

OREMOS

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a Ti me confiou, a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.

 

TRADUÇÃO: MARCELO MATOS

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA PARA O DIA 2 DE CADA MÊS

Mais conteúdos:

Este site quer apresentar e divulgar as riquezas da Igreja Católica Apostólica Romana:

Sobre o site

Todo católico vive uma luta espiritual – contra o demônio, contra a carne e contra o mundo. E nos dias de hoje é mais difícil ainda esta luta, quem sabe a mais difícil de todas as lutas. Este site é uma ferramenta, uma arma para você, católico, nessa guerra espiritual! Pois só quem reza se salva! Por isso oferecer tantas e variadas orações para os combates diários! Oferecer devoções e bençãos para nos fortalecer e santificar em nosso dia a dia. Oferecer histórias, milagres e aparições de Nossa Senhora para nos fortalecer em nosso cotidiano! Que o site seja um convite à oração e uma força em sua batalha espiritual diária.

Ver sobre

Colaborar
Colaborar