A Medalha de São Bento é um sacramental reconhecido pela Igreja com grande poder de exorcismo.
A medalha de São Bento nos coloca sob a especial proteção de São Bento
Numerosos são os benefícios atribuídos ao crucifixo de São Bento; protege:
Das epidemias;
Dos venenos;
De alguns tipos de doenças especiais;
Dos malefícios;
Dos perigos espirituais e materiais que possam causar o Demônio;
nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, como conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.
graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.
O efeito da medalha de São Bento não é um amuleto, não basta simplesmente usar; mas seu poder e sua eficácia depende em grande parte das disposições da pessoa, é preciso ter fé e também é muito importante estar em estado de graça
A origem da medalha é incerta, mas foi usada desde os tempos antigos.
No século XVII, durante um julgamento de bruxaria na Alemanha, algumas mulheres acusadas de bruxaria testemunharam que não tinham poder sobre A Abadia de Metten porque estava sob a proteção da cruz.
Quando se investigou, foram encontradas nas paredes do recinto várias cruzes pintadas, rodeadas por letras que agora se encontram nas medalhas.
Posteriormente, foi encontrado um pergaminho com a imagem de São Bento e as palavras completas das letras.
Medalha, como se conhece agora, é a do jubileu que foi emitida em 1880 pelo 14º centenário do nascimento de São Bento e lançada exclusivamente pelo Abade Superior de Monte Cassino.
Com ela se pode obter a indulgência plenária na festa de São Bento (11 de julho), seguindo as condições habituais que a Igreja manda (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice).
Na frente da medalha são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – “Cruz do Santo Pai Bento”.
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – “A cruz sagrada seja minha luz”.
Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – “Não seja o dragão meu guia”.
No alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.
A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!” e
S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”.
Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”.
É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.
São Bento é representado na Medalha vestindo o hábito da Ordem dos Beneditinos, fundada por ele. Este hábito na Medalha simboliza os ideais de oração, trabalho e vida fraterna buscando o amor e a caridade entre os irmãos. Estas são as marcas do estilo de vida criado por São Bento e que nós devemos imitar.
Abaixo da imagem de São Bento vemos a Cruz sagrada, que ele tanto venerou. A cruz é símbolo da salvação e da libertação do mal, alcançadas pelo precioso sangue de Jesus, que foi derramado na Cruz.
São Bento fazia e recomendava a todos que fizessem o Sinal da Cruz sempre: ao despertar, antes das orações, antes das refeições, antes dos estudos, do trabalho e antes de dormir, para que Deus nos proteja dos ataques do maligno.
O livro que São Bento segura na mão direita representa a Regra de Vida que ele escreveu para os monges. Na Regra, ele dá um verdadeiro caminho de vida, de oração, de trabalho, de respeito ao próximo, de caridade fraterna e de busca da santidade na vida comunitária. Tudo o que ele ensinou nos leva a viver o Evangelho no dia a dia. Quem vive seus ensinamentos, contribui para um mundo melhor.
O báculo na mão esquerda de São Bento simboliza sua autoridade espiritual de Abade, ou Bispo. São Bento, de fato, foi um mestre espiritual dos mais consagrados. Tanto que há mil e quinhentos anos ele tem seguidores. Seus ensinamentos nos guiam na vida cristã, na vida de oração e no relacionamento com os irmãos. Seguir seus ensinamentos é caminho seguro para a vida eterna. É isto que o báculo representa.
A medalha deve ser abençoada por um sacerdote com a oração especial apresentada a seguir:
- O nosso auxílio está no nome do Senhor
- Que fez o céu e a terra.
- Exorcizo-te, Medalha, por Deus Pai + onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que contêm.
Todas as forças malignas e todos os exércitos diabólicos, com todos os seus poderes e persuasões sejam afugentados e extirpados por meio da fé e do uso desta Medalha, a fim de que todos os que a usam tenham saúde de corpo e de espírito: Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo +. Amém.
- Ouvi, Senhor, a minha oração.
- E chegue a vós o meu clamor.
- O Senhor esteja convosco,
- E com o teu espírito.
Pai Nosso…
Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, pela intercessão de Nosso Pai São Bento, vos suplicamos: seja esta Sacra Medalha com suas inscrições e caracteres abençoada por Vós +, a fim de que seus portadores, movidos pela fé, possam realizar boas obras, obter santidade de corpo e de alma, receber a graça da santificação e as indulgências concedidas, ter o vosso auxílio para afugentar o maligno com suas fraudes e ciladas e um dia comparecer à vossa presença santos e imaculados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Que a vossa bênção, Deus Pai onipotente +, Filho e Espírito Santo, desça sobre esta Medalha e sobre quem a utiliza, e permaneça para sempre.
Todo católico vive uma luta espiritual – contra o demônio, contra a carne e contra o mundo. E nos dias de hoje é mais difícil ainda esta luta, quem sabe a mais difícil de todas as lutas. Este site é uma ferramenta, uma arma para você, católico, nessa guerra espiritual! Pois só quem reza se salva! Por isso oferecer tantas e variadas orações para os combates diários! Oferecer devoções e bençãos para nos fortalecer e santificar em nosso dia a dia. Oferecer histórias, milagres e aparições de Nossa Senhora para nos fortalecer em nosso cotidiano! Que o site seja um convite à oração e uma força em sua batalha espiritual diária.
Ver sobre