Antes de saber a origem e a importância das Mil Ave Marias, vamos ver a simbologia do número mil das mil Ave Marias.
A simbologia está presente nas Sagradas Escrituras e nos mostram uma riqueza muito grande
O Mil é 10x 10 x 10, ou seja, o número 10 multiplicado por 3 vezes.
- 3 é um número que representa a perfeição, representa o passado, o presente, o futuro, ou seja, a totalidade, a eternidade, que é perfeita.
Exemplo: Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo! Deus que é ‘Santo,Santo,Santo’, Senhor Deus do Universo.
-10 representa também a totalidade, a contagem dos dedos das mãos, que é um todo completo, fechado em si mesmo, significa a eternidade e a divindade. Exemplo: Os 10 mandamentos.
Quando se tem 10x10x10, ou seja o 10 por 3 vezes, temos a perfeição das perfeições.
As mil Ave Marias tem além de todas suas riquezas e graças, também apresenta esta perfeição simbólica
Era costume na Europa nos momentos de grande aflição e perigo a pratica das Mil Ave-Marias.
Santa Catarina de Bologna(Uma freira Clarissa, mística, que operou grandes milagres e profetizava. Seu corpo se encontra incorrupto) é tida como propagadora desta devoção,
Em uma noite noite do dia 25 de Dezembro de 1.445, meditando o Mistério do Nascimento de Jesus, rezando Mil Ave-Marias, Nossa Senhora aparece e coloca em seus braços o Menino Jesus - ‘durante 15 minutos’.
Para marcar este prodígio as Irmãs Clarissas, do Mosteiro de Corpus Domini a cada ano, nas noites do Santo Natal, continuaram esta prática de rezar as Mil Ave-Marias.
Esta santa devoção pelas enormes graças que alcançava rapidamente se espalhou por toda Igreja, sendo rezadas individualmente ou em grupo, nas casas, Igrejas ao menos uma vez por semana.
Aos poucos também passou a ser praticada nas Vigílias das Festas e Solenidades Marianas, ou em qualquer outro momento do ano para pedir a Intercessão da Virgem Maria para uma determinada situação.
Nestas aparições, Nossa Senhora apresentou três rosas coloridas sobre o seu peito: amarelo, vermelha e branca, que significavam respectivamente oração, sacrifício e penitência.
Entre seus pedidos estão a comemoração para cada dia 13 como sendo o seu dia, a oração do rosário, o terço das lágrimas de sangue, a instituição da hora da graça no dia 8 de dezembro, a comunhão reparadora no dia 13 de outubro e entre outros pedidos, nos pediu a oração das Mil Ave Marias!
Com estes pedidos buscava sobretudo a santificação dos religiosos e almas Consagradas.
Em 7 de Novembro de 1983, no início da difusão da Campanha da Mãe Peregrina pelo mundo foram recitadas as Mil Ave-Marias em um Santuário de Schoenstatt, ante o Santíssimo Exposto, na presença da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt,
Por meio de locuções interiores, Nossa Senhora ditava mensagens ao coração de Padre Gobbi, que entre tantas nos repassou a seguinte mensagem, no dia 24 de outubro de 1984 :Combatei, filhos prediletos:
..."Por isso é necessário rezar muito. Obtém-se mais com um dia de oração intensa do que com anos de contínuas discussões.
A partir destas locuções, o cenáculo começou a ser difundindo pelo mundo e durante a leitura das mensagens, passou –se a ser rezado não só o terço, mas em muitos lugares também a oração do Super-Rosário (Mil Ave Marias)
Em seu diário, no número 1413 diz – “Não só me preparava pela novena em comum, feita por toda a Congregação, mas também procurava pessoalmente saudá-La mil vezes ao dia, rezando em sua honra mil Ave-Marias, durante nove dias.
Já é a terceira vez que estou fazendo uma tal novena a Nossa Senhora, isto é, composta de mil Ave-Marias por dia, isto é, nove mil Ave-Marias compõem a totalidade dessa novena. No entanto, apesar de já a ter feito três vezes na vida, isto é, duas vezes durante o trabalho, em nada prejudiquei as minhas tarefas, cumprindo-as da maneira mais perfeita possível, e também fora dos exercícios, isto é, não rezava essas Ave-Marias nem durante a Santa Missa, nem durante a benção. Uma vez fiz uma novena assim quando estava doente no hospital. Para quem realmente quer, nada é difícil. “
Padre Pio nunca estava sem um Terço, aproveitando todos os minutos disponíveis para rezar, foi um dos maiores propagadores do terço e aconselhava que todos carregassem um como arma especial contra o maligno
Muitas fotografias mostram-no com a sua mão direita no bolso, onde guardava sempre o terço. Conhecido como "Santo do Rosário", o "Homem feito Rosário" praticou essa devoção durante toda sua vida.
O Padre Pio guardava rosários por todos os lugares: sob o travesseiro, na mesa de cabeceira...
O Padre Pio dizia sobre o Rosário:
‘ A entrada para o Paraíso é o Santo Rosário’
“ O Rosário é uma arma”
‘Fazei amar a Virgem. Ela os escutará. Rezai o Rosário todos os dias e ela de tudo cuidará’
"O Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas."
Padre Pio rezava pelo menos 15 rosários por dia! Uma vez um superior lhe perguntou quantos rosários você rezou hoje? E Padre Pio respondeu: ‘Rezei trinta e quatro’
Ou seja diariamente Padre Pio rezava as Mil Ave Marias! Este era o segredo de sua santidade, este era o segredo da conversão de tantas e tantas e tantas almas.
Portanto a devoção do Super Rosário (Mil Ave Marias) é uma santa devoção, primeiramente por que é um desdobramento do Santo Rosário, depois por que foi praticada durante séculos alcançando as mais variadas graças por diversas situações, além de ser praticada por santos e santas e estar ligada a importantes movimentos marianos.
Mas por mais que esta devoção seja tão completa e importante, ainda existem pessoas que tentam criar falsos argumentos, que serão a seguir refutados.
Santa Teresa nos ensina “ Mas dizer que o caminho da oração é caminho perigoso? Deus tal não permita! O demônio inventa e espalha estes temores(Livro Caminho de perfeição)
Oração em excesso nunca é demais, pelo contrário, é uma necessidade para os dias de hoje; qualquer temor por desculpa que seja, é como afirma Santa Teresa uma armadilha do inimigo que teme esta santa prática
O Catecismo nos diz: “A oração vocal é um elemento indispensável da vida cristã. A oração torna-se interior na medida em que tomamos consciência d'Aquele «a Quem falamos». Então, a oração vocal torna-se uma primeira forma da contemplação.”
Santa Teresa d´Ávila ensinava “ Não sei como é possível separar oração mental da vocal” (Livro Caminho de perfeição)
Portanto rezar as Ave Marias não é uma prática repetitiva, pelo contrário, é a partir dai, o início da oração mental e da contemplação, que tanto possibilita um crescimento espiritual e a santidade.
Podemos usar o exemplo do Padre Pio, quando perguntavam como pode rezar tanto, respondia ‘Como é que você pode não rezar tanto?’
Do mesmo modo, podemos usar como exemplo São José Maria Escrivá , que dizia “Você diz que a Missa é longa, mas eu acrescento: porque seu amor é curto”, do mesmo modo podemos dizer “Você diz que as Mil Ave Marias são longas, mas eu acrescento: por que seu amor é curto”
Nem se dedicássemos todos os dias de nossa vida, todos as horas, todos os minutos, todos os segundos de nossa vida seria o suficiente para retribuir o amor de Deus por nós, uma vida inteira nossa não é nada perto do menor dos flagelos que Jesus sofreu para nos dar a salvação.
Então qualquer esforço que façamos não é muito, pelo contrário, é o mínimo para agradecermos Jesus pelo seu amor infinito e eterno por nós.
São excelentes e santíssimas devoções, mas se além do terço ou do rosário diário, pudermos unir estas devoções ao Super – Rosário (Mil Ave Marias) será melhor ainda.
Nossa Senhora em Fátima nos disse “Muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e reze por elas”, então o máximo que pudermos rezar será melhor não só para nossas almas, mas para a salvação de muitos.
O Super Rosário (Mil Ave Marias) é um conjunto de oração de 20 terços com penitência, um ótimo meio para Nossa Senhora salvar muitas e muitas almas!CONCLUSÃO
Viver nos dias de hoje é uma luta espiritual constante, o mundo está em perdição e o demônio faz ataques cada vez mais brutais às almas, para isto Nossa Senhora tem aparecido em diversas oportunidades para nos auxiliar em nossos combates com as armas do rosário e da penitência.
O Rosário é uma excelente oração, que devemos rezar todos os dias, assim como realizar diversas práticas de penitência.
Mas também podemos conciliar aos nossos rosários diários a oração do Super Rosário, que é uma super arma, que contem não só um, mas 20 terços e muita penitência, tudo que Nossa Senhora nos pede para a vitória nos combates contra o inimigo.
Através do Rosário e do Super Rosário (Mil Ave Maria) podemos:
-crescer espiritualmente e conseguir a santificação
-salvar nossa alma, salvar as almas de nossos amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos
-sufragar as almas do purgatório
-restaurar os costumes
-livrar-nos de guerras
-livrar-nos de castigos, pestes e doenças
-salvar os pecadores
-reparar nossos pecados e da humanidade
-conseguir graças físicas e espirituais
Que possamos atender os apelos e súplicas de Nossa Senhora e nos tornemos pessoas de oração cada vez mais intensa e mais constante.
Sabendo que pouco tempo nos resta e que cada vez o tempo passa mais rápido e depressa, que saibamos aproveitar todos os momentos para sempre intensificarmos nossas orações e penitência, entre elas, por meio do Super Rosário( Mil Ave Marias) e conseguirmos cada vez mais almas para Cristo, para que o inimigo seja esmagado e finalmente por fim aconteça o triunfo do Imaculado Coração de Maria
Aonde rezar: Alguns se reúnem nas casas, nos condomínios, nas igrejas, nos hospitais; enfim onde houver pessoas com o coração aberto ao convite de nossa Mãe
Quantas pessoas são necessárias: Não existe um número mínimo, pode se rezar sozinho ou em grupos pequenos ou grandes.
Em qual ocasião rezar: festividade de algum santo, santa, Nossa Senhora, Santíssima Trindade, Nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo por alguma graça ou mesmo sem motivações específicas, rezar por rezar e por penitência.
Não importa o lugar, a quantidade de pessoas e o motivo, pois o importante é rezar.
OBS: Pode se rezar os 4 mistérios (Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos) ou então se rezar os 3 mistérios tradicionais ( Gozosos, Dolorosos e Gloriosos e contemplar as 5 chagas de Jesus, de seu pé direito, de seu pé esquerdo, de sua mão esquerda, de sua mão direita e de seu Sagrado Coração transpassado).
Todo católico vive uma luta espiritual – contra o demônio, contra a carne e contra o mundo. E nos dias de hoje é mais difícil ainda esta luta, quem sabe a mais difícil de todas as lutas. Este site é uma ferramenta, uma arma para você, católico, nessa guerra espiritual! Pois só quem reza se salva! Por isso oferecer tantas e variadas orações para os combates diários! Oferecer devoções e bençãos para nos fortalecer e santificar em nosso dia a dia. Oferecer histórias, milagres e aparições de Nossa Senhora para nos fortalecer em nosso cotidiano! Que o site seja um convite à oração e uma força em sua batalha espiritual diária.
Ver sobre