Novena ao Senhor da cana
Pelo sinal da Santa Cruz…
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
Benigníssimo Senhor, abre meus lábios, purifica meu coração, ilumina minha inteligência, inflama meus afetos para que atenta e devotamente eleve a ti as orações desta novena e mereça ser escutado por Vós, Divina Majestade. Oh Jesus meu, redentor da linhagem humana, se te encarnaste por nosso bem, se te imolaste por nosso amor, convertendo-te em trono de perdão, de consolo e esperança; se escolheste este local de Ricaurte para difundir mediante este quadro milagroso, os inesgotáveis tesouros da tua eterna misericórdia, digneis acolher a súplica fervorosa deste teu servo que recorre a Ti com humildade de espírito e coração contrito.
ORAÇÃO:
Oh amantíssimo Jesus! Oh Divino Homem! feito Rei de escárnios pela redenção do homem, chagado por nossas ingratidões. Olha-me aqui humildemente prostrado diante da Tua presença; se a gravidade de meus pecados me confunde, o abismo de Tua inesgotável bondade me dá confiança jogar-me a Teus pés. Eu, filho pródigo, me arrependo e prometo emendar-me com Tua graça e fortaleza. Amém.
PRIMEIRO DIA:
Considera Jesus Cristo na casa em Betânia. Tudo nessa casa é luto…tudo é dor…tudo é aflição.
Marta saiu ao encontro do Mestre, e soluçando Lhe diz: “Senhor, se estivésseis aqui, Lázaro, Teu amigo, aquele que tanto amava, não teria morrido”. Oh Nazareno inesquecível! No mundo que redimiste há muitos lugares de Vossa predileção, e como a casa de Betânia, escolhestes o Santuário de Ricaurte para consolar a todos que se reúnem em torno deste quadro milagroso do Divino Homem.
Todos os que recorrem a este Santuário de misericórdia, soluçantes como Marta, imploram Vossa presença em favor daqueles como Lázaro, que estão sob a laje do pecado e necessitam que O Senhor os ressuscite para a vida da graça. Aqui eles vêm para depositar em Ti seus pesares, tristezas, feridas, para que O Senhor os console e conforte. Aqui fazem-se presentes para que Vos compadeceis de suas necessidades da alma, solidão de espírito, morte de entes queridos, indiferenças de pessoas amadas, acerto na escolha de seu estado, perdão de injúrias, esquecimento de desprezos e ingratidões, desenganos, busca de paz na alma, no lar, na sociedade, na república, triunfo da fé, resignação, paciência e confiança durante as preocupações da vida. Aqui se fazem presentes para que lhes socorrais as necessidades materiais: saúde, emprego, liberdade de encarcerados, sucesso nos negócios, comida e abrigo.
Oh Meu Jesus, amigo predileto das almas que sofrem, atende minhas orações e escuta favoravelmente estas súplicas.
(Para cada dia da novena há uma consideração)
A JESUS CRUCIFICADO
Oh misericórdia infinita, que me suportastes até aqui, acompanha-me! Pela minha saúde eterna O Senhor está naquela cruz. Todas as suas feridas mais sagradas estão difundindo misericórdia. Boca adorável do meu Salvador, abençoa-me. Mãos divinas das quais tenho tudo o que sou, salva-me. Permita, Senhor, que eu adore aqueles pés tão zelosos em me buscar e solicitar. Sagrado Coração de meu Salvador, Coração sempre aberto à minha conversão sincera, Coração sempre pronto para receber o pecador, recebe meus humildes suspiros, esconde-me naquele asilo inviolável nos momentos de perigo; deixe que Seu Sangue misericordioso caia sobre mim para lavar meus pecados. Amém. Oh Deus misericordioso, aumenta a fé dos que esperam em Ti. Ouve benigno as orações dos que Te suplicam. Que venha a abundância da Tua misericórdia e multiplique os dons de Tua inefável graça.
PRECES
Para lograr a copiosa graça de Tua Redenção, dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
Jesus onipotente, cheio de rubor e vergonha, é apresentado a nós nu por uma vil coorte insolente ; mas oh meu Deus! O criminoso que cometeu tal ação hedionda foi meu coração ingrato. Dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso. Essas tais criaturas, para torná-Lo mais humilhado, se reúnem para lançar sorte em suas vestes sagradas, e eu, com entranhas duras, descarto a bela estola da bem-aventurada inocência,
cedendo-a à minha paixão. Dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
Cega de raiva, a multidão, com uma ordem severa, faz o doce Cordeiro abraçar um tronco frio; mas não bastou a meu coração essa enorme dor para deixar a arrogância e o orgulho. Dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
Os chicotes, as correntes, os penetrantes espinhos, os azorragues cortantes já sulcam Sua carne e veias. Agora, Pai Eterno, que ordena uma imolação tão custosa, faça desta bendita púrpura de Sangue minha gala da salvação. Dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
Do estado deplorável em que a malícia Te colocou, modifica a justiça que ameaça meu pecado; minha punição provocou minha vida pecaminosa, mas minha fervente emenda é fruto de Sua Paixão. Três horas de tormentosa agonia, Senhor, sem cessar o rigor da minha dura tirania; Eu imploro, no dia da minha morte dolorosa, conceda-me Seu olhar gracioso de compaixão. Dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
Para lograr a copiosa graça de Tua Redenção, dai-nos Jesus a contrição por Teu Sangue Precioso.
V- O sangue de Jesus Cristo Filho de Deus.
R- Nos purifica de todo pecado.
ORAÇÃO FINAL
Vos suplico, Deus Onipotente, que olheis propício a teu servo devoto, um dos redimidos pelos quais Nosso Senhor Jesus Cristo
não recusou ser entregue nas mãos dos pecadores e padecer o suplício da Cruz. Amém.
SEGUNDO DIA - ECCE HOMO
Considere como Pilatos, mostrando a pessoa de Jesus Cristo, disse zombeteiramente à multidão: "Ecce Homo”, o que quer dizer: “aqui está o homem ”, que está causando tantos problemas, que veio ao meu reino, que arrastou multidões atrás dele. Aqui está o homem que se autodenomina Messias, Salvador do povo de Israel, olhe para ele aqui com toda a sua magnificência.
Deus misericordioso, o Senhor poderia muito bem ter confundido Pilatos e o povo, mas oh meu Redentor! Tinha que ser sacrificado pelo homem, tendo juízes e algozes covardes para te incriminar.
O Senhor desejou esta humilhação para nos redimir. Hoje o Senhor se apresenta neste quadro milagroso com sucesso. Hoje não és mais o Rei do escárnio, mas o verdadeiro Senhor dos corações, diante do qual nos ajoelhamos em busca de perdão e à espera de favores. Amém.
TERCEIRO DIA - A PRISÃO
Considere como a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus, que reina com o Pai e o Espírito na mesma e mais perfeita essência, deixa a mansão eterna para encarnar no seio
virginal de Maria e, portanto, em sua natureza passível , satisfaça plenamente a Justiça Divina. “Sendo de condição divina, não reteve avidamente ser igual a Deus, mas esvaziou-se, assumindo a condição de servo, tornando-se semelhante ... e se humilhou, obedecendo até a morte e morte na cruz” (Filipenses 2, 6-8).
Senhor, Tu que te fizeste obediente até a morte na cruz, ajude-me, console-me, fortaleça-me.
QUARTO DIA - O BANCO
Considere como o homem, réu de reprovação eterna, pela injúria infinita proferida contra a Majestade Divina, se encontrou na situação infeliz de um devedor que não tem nada com que pagar. Mas eis que um Deus misericordioso envia seu Filho Unigênito que, compassivo pela triste humilhação em que a natureza humana havia sido escravizada, oferece a salvação ao pecador, permanecendo no banco dos réus. Veja Jesus Cristo nesta pintura milagrosa sentado como um criminoso. Contempla-o, observando-o desde aquele trono de ignomínia a todos aqueles que por vinte séculos passaram desdenhosamente diante de sua imolação dizendo-nos: “Oh! Homem ingrato! Ó pecador implacável! Estou aqui para ti, culpado de um amor eterno, para expiar os teus crimes e dar-te o trono da glória ”. Amém.
QUINTO DIA - AS CHAGAS
Considere a pessoa de Jesus Cristo entregue à crueldade dos algozes. Todos queriam se satisfazer na augusta vítima; o entusiasmo com que a multidão aplaudia sua entrada em Jerusalém se transformou em ódio. A “hosana” do dia anterior foi seguida pelos gritos de “que seu Sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos”. Pilatos O mandou para ser açoitado, e então o amarraram à coluna do açoite para simbolizar que enlouqueceu. Contempla o "mais belo dos filhos dos homens" mostrando-nos todo o seu corpo ferido e ensanguentado. Ó meu caríssimo Jesus! Por seu Precioso Sangue, purifica-nos de todos os nossos pecados. Amém.
SEXTO DIA - A CANA
Agora contemple Jesus nesta pintura milagrosa, humilhado pelos sumos sacerdotes e escribas judeus. Ó manso Deus, muitíssimo benigno! O Senhor tira o cetro que correspondia à sua força divina, apenas por amor ao homem, para redimi-lo. "Meu Reino - dissestes - não é deste mundo." Sim, o Senhor é o Rei dos corações; aquela cana que o Senhor empunha é um emblema do reino espiritual. Eu te reconheço como meu único Rei. Que o Senhor governe sobre minha casa, sobre esta comunidade, sobre este Santuário de Ricaurte, sobre toda a minha pátria. Eu me submeto aos seus decretos soberanos, mesmo que eles sejam contra minhas ambições. Quero ser súdito fiel de um Rei como o
Senhor, Rei eterno, imortal, a quem todos os príncipes se curvam e todos os impérios são aniquilados. Faça até que o sacrifício seja escravo de sua vontade. Amém.
SÉTIMO DIA - COROA DE ESPINHOS
Considere Jesus Cristo no meio dos soldados, que na noite da Quinta-Feira Santa zombaram da Vítima inocente, proferindo todo tipo de insultos, sarcasmos e palavrões. Movidos pela crueldade satânica eles teceram uma coroa de espinhos e com fúria implacável eles pregaram na cabeça de Jesus e, em seguida, passando na frente de seu Corpo Real, eles o chamaram de "Salve Rei dos Judeus." Ó exaltado Rei! Eu o contemplo nesta pintura milagrosa como "um cordeiro que tira o pecado do mundo”. Para regenerar a linhagem degradada dos homens, não é suficiente que sofras a morte de cruz. Queres que os espinhos provoquem feridas e sangrem suas têmporas para expiar os pensamentos arrogantes contra os mandamentos eternos. Prometo humilhar minha mente diante dos mistérios inescrutáveis da fé e dos desígnios da Providência. Se meu orgulho aumentar o desejo de orgulho e honra, lembrarei que o discípulo não deve estar em melhor condição do que seu mestre e que sob um Deus coroado de espinhos o homem deve viver aniquilado. Amém.
OITAVO DIA - TRISTEZA DE JESUS
Considere Jesus no Jardim das Oliveiras. "Afasta de mim este cálice", diz Ele quando seu espírito angustiado sente a imensa dor que vem com as torturas da paixão. Veja Jesus neste quadro milagroso. Não é mais um pressentimento de açoite, uma zombaria da paixão que entristece seu espírito. É a tristeza infinita de um Coração generoso que, em vez disso, recebe desprezo e humilhação. Ai meu Jesus! Pensativo e inconsolável, quero hoje oferecer-lhe todas as minhas tristezas, minhas dores. Eu quero que minha vida seja consumida no altar do sacrifício. Faça-me ter coragem de beber o cálice da amargura. Eu quero me tornar um discípulo de Seu Coração angustiado e dilacerado. Amém.
NONO DIA - OLHAR DE REPROVAÇÃO
Considere Jesus Cristo ante de Caifás, quando Pedro protesta e nega conhecer o Nazareno. Um olhar de reprovação é suficiente para fazê-lo chorar amargamente por sua negação covarde. Negamos Jesus muitas vezes por causa de nosso orgulho e por causa de nossos pecados. Com o seu olhar, Jesus, diz-nos: “Eis-me aqui e vou esperar, chamando sempre todos os que passam indiferentes diante do altar do meu Sacrifício. Meu filho, me dê seu coração. Vou te abençoar e te perdoar com Minha mão direita sangrenta ”. Dá-me, Senhor, uma conversão sincera. Amém.
ORAÇÃO
Deus, nosso Pai, Tu que nos escondeste o momento e a hora de nossa morte, faz com que, vivendo santos todos os dias de nossas vidas, mereçamos uma morte feliz, abrasada em Vosso Amor Divino. Pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Santíssima Mãe. Amém.
.
Todo católico vive uma luta espiritual – contra o demônio, contra a carne e contra o mundo. E nos dias de hoje é mais difícil ainda esta luta, quem sabe a mais difícil de todas as lutas. Este site é uma ferramenta, uma arma para você, católico, nessa guerra espiritual! Pois só quem reza se salva! Por isso oferecer tantas e variadas orações para os combates diários! Oferecer devoções e bençãos para nos fortalecer e santificar em nosso dia a dia. Oferecer histórias, milagres e aparições de Nossa Senhora para nos fortalecer em nosso cotidiano! Que o site seja um convite à oração e uma força em sua batalha espiritual diária.
Ver sobre