TERÇA-FEIRA CONSAGRADA AOS SANTOS ANJOS CUSTODIAIS
DEPRECAÇÃO
Espíritos celestiais, ministros do grande Deus, a quem fostes fiéis desde o primeiro momento de vossa criação, e que fizeram uso santo daquelas graças com as quais ele é digno de enriquecê-los, tendes a alegria de desfrutar de um estado inalterável e eterna felicidade: vós que seguiu santamente o caminho que lhe foi mostrado para chegar com confiança à verdadeira glória, vós que soube aproveitar tão bem as luzes que lhe foram dadas quando saístes da miséria, venha nos ajudar, oh, inteligência pura! E como o seu Criador e Deus, também é o nosso Criador, se dignou a colocar-nos sob a sua defesa, proteção e cuidado, com não menos humildade que confiança pedimos que na hora da morte nos conceda esse pedido amoroso em nosso favor.
Que vós protejais na luta contra os inimigos infernais. Inflama-te então com um zelo particular contra os anjos das trevas e da iniquidade, que tão gloriosamente soubeste vencer desde o início do mundo. Dê-nos, durante esta hora, aqueles sentimentos felizes que o encorajaram e entusiasmaram ao sustentar a glória do seu Deus.
Conceda-nos, nesses momentos terríveis, aquelas máximas que tão rapidamente te fortaleceram quando as inteligências rebeldes, os demônios, insistiram em atrair-te para a condenação eterna. Alcança-nos com a vossa intercessão aquelas graças que sabes que nos serão mais necessárias na perigosa passagem do tempo para a eternidade. Inspira-nos sentimentos de verdadeira conformidade com a vontade de Deus, sentimentos de verdadeira contrição por todos os nossos pecados, e ilumina-nos que para que descubramos claramente os erros que tenhamos cometido e as obrigações que talvez ainda não tenhamos cometido para que assim possamos ser dignos da justiça divina antes de comparecer ao terrível tribunal. Faz-nos conceber agora todo aquele medo que devemos ter, por causa de tantas infidelidades contra o nosso bom Deus, e dá-nos a graça de lamentá-los e detestá-los com o devido sentimento.
E sobretudo, obtenha-nos aquela graça que é a coroa e o principal de tudo, isto é, dar aquele último suspiro saudoso no ósculo santo, na amizade perfeita do nosso Deus. Perdoai-nos, ó Espírito bondoso! O esquecimento que tantas vezes tivemos de vós e de tantos benefícios que vós nos destes. Reconhecemos que, assim como o seu cuidado por nós é contínuo, a nossa correspondência ao seu amor deve ser ininterrupta.
Perdoai-nos, ó Espírito cheio de caridade! O pouco respeito que tivemos por vós, ousando pecar em sua presença, diante de seus olhos puríssimos.
Propomo-nos a partir de agora amá-lo com mais fervor, ser mais dóceis aos seus conselhos, obedecer prontamente às suas ordens, reconhecer com mais ternura os seus favores e confiar na sua poderosa proteção com uma confiança mais viva, firme e afetuosa. Com esta poderosa proteção, que sejamos dignos ao favorecimento, especialmente na última hora de nossa vida, para que possamos junto de vós, ver a Deus, desfrutar de Deus, glorificar a Deus para todo o sempre. Amém.
HINO
Ó fiel anjo da guarda!
A quem com tanta misericórdia
A Trindade me confiou,
Direcione-me para vós.
Mostre, ó Guia zeloso!
Para o pobre cego o caminho;
Dê sua mão aos caídos,
Acorde o vagaroso.
De Jesus e Maria
Os nomes que em mim são impressos;
Ambos com gravação de fogo;
Não se esqueça deles noite e dia.
Para ser o Eminente
Apresentai minha oração,
que de coração puro
Faça o nascimento continuamente.
Oh! digno de vossas moradas,
Seja a nossa oração:
Fervor e devoção
Dê a nós vossas chamas de amor,
Enquanto dure nossa vida,
Livrai-nos do ímpeto incerto.
E do anjo feroz e mal,
Destrói fortemente a raiva.
Da morte em agonia
Livrai-me gentilmente:
Contra o inimigo malicioso
Dê-nos armas, força e bravura.
Para que alcancemos a vitória,
Vós daremos graças,
Graças vos daremos,
Na eterna glória. Amém.
ANTÍFONA: Santos Anjos, nossos guardiões, defendam-nos na batalha, para que não pereçamos no tremendo julgamento.
L/: Na presença dos Anjos cantarei louvores a ti, meu Deus.
R/: Te adorarei no teu santo templo, e professarei o teu nome.
ORAÇÃO: Ó Deus, que com uma providência inefável te dignas a enviar-nos os teus santos Anjos para nossa custódia, concede aos teus humildes servos a graça de serem defendidos pela tua proteção, e de desfrutarem eternamente da tua companhia. Vos pedimos através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
TRADUÇÃO: MARCELO MATOS
Todo católico vive uma luta espiritual – contra o demônio, contra a carne e contra o mundo. E nos dias de hoje é mais difícil ainda esta luta, quem sabe a mais difícil de todas as lutas. Este site é uma ferramenta, uma arma para você, católico, nessa guerra espiritual! Pois só quem reza se salva! Por isso oferecer tantas e variadas orações para os combates diários! Oferecer devoções e bençãos para nos fortalecer e santificar em nosso dia a dia. Oferecer histórias, milagres e aparições de Nossa Senhora para nos fortalecer em nosso cotidiano! Que o site seja um convite à oração e uma força em sua batalha espiritual diária.
Ver sobre